Boncristiano - Negócios Imobiliários

(11) 2287-7757

boncristiano@boncristiano.com.br

MENU

Comprar ou alugar: qual vale mais a pena?

[Comprar ou alugar: qual vale mais a pena?]

Comprar ou alugar um imóvel é uma dúvida bem comum entre as pessoas que desejam montar o seu lar. Saiba o que vale mais a pena lendo nosso post!

Ao decidirmos ter o nosso cantinho para morar, é muito comum as pessoas perguntarem se é melhor comprar ou alugar o imóvel que nos servirá de lar.

E antes de qualquer tomada de decisão, é preciso fazer uma análise criteriosa de toda a situação. 

Uma pessoa solteira, por exemplo, considera fatores diferentes que os de uma família já constituída na hora de encontrar a casa para morar.

Por isso, as duas opções exigem um planejamento e organização antes de fazer um bom negócio. 

O importante é que independentemente da opção escolhida, ela deve promover segurança e a certeza do melhor negócio. 

Está em dúvida se o melhor negócio é comprar ou alugar? Elaboramos este conteúdo para ajudar na sua decisão. Continue lendo nosso post.

É melhor comprar ou alugar um imóvel?

Para responder essa questão existem outras que também precisam ser respondidas, afinal, comprar ou alugar um imóvel envolve a situação presente e as expectativas para o futuro.

Por isso, antes de decidir é preciso considerar:

A sua situação atual 

O primeiro passo é refletir sobre suas necessidades e objetivos atuais.

Se você está saindo de casa para curtir morar sozinho, talvez a melhor opção seja alugar um imóvel por um tempo para curtir a nova experiência. 

Quando se é jovem existem mais chances de:

  • mudar de emprego e cidade,
  • aceitar convites para morar no exterior,
  • mudar os objetivos de vida.

Nesses casos, um imóvel comprado pode ser um peso. 

Se você tem família constituída

Se você já tem uma família constituída ou está pensando em iniciar uma, a orientação é procurar uma imobiliária para comprar o seu imóvel.

Seus objetivos e expectativas já estão definidos e a compra vai dar mais segurança à família. 

Ao realizar a compra, você não corre o risco de ter o imóvel pedido pelo proprietário, como em caso de aluguel, e ter que desocupá-lo às pressas, o que às vezes muda todos os planos de seus integrantes.

Planejamento financeiro

Na dúvida entre comprar ou alugar é importante dizer que ambas as opções precisam caber no orçamento. 

Jovens e casais que estão iniciando a vida optam pelo aluguel, porque a maioria deles ainda não possui estabilidade no emprego e o valor pago mensalmente cabe no orçamento. 

Outro ponto é que com o aluguel o inquilino não tem gastos extras com o imóvel, como em reparos ou manutenções, e isso ajuda a economizar.

Para as famílias que optam pela compra, a orientação é que as despesas com o imóvel não ultrapasse um terço da renda familiar, principalmente em casos de financiamentos.

Para isso é preciso ter uma certa estabilidade financeira e planejamento para garantir o pagamento das parcelas mensais caso, por exemplo, ocorra um desemprego ou diminuição do salário.

Alguns preferem economizar e comprar o imóvel à vista ou só comprá-lo quando tiver uma boa quantia para dar de entrada e financiar o mínimo possível.

Outras pessoas optam por investir o dinheiro em aplicações financeiras e pagar aluguel, considerando a operação mais viável. 

Qual decisão tomar?

A melhor decisão vai depender da situação atual de cada pessoa.  

Ao alugar um imóvel, o inquilino depende do proprietário para renovação de contrato a cada vencimento. 

Mas também pode sair quando quiser, se não estiver satisfeito e procurar algo melhor. 

Comprando você se torna o proprietário, o que garante maior segurança em termos de patrimônio e vai poder proceder todas as mudanças necessárias no imóvel. 

No entanto, pode correr o risco do imóvel desvalorizar.

O importante na hora de comprar ou alugar é escolher o lugar ideal que garanta segurança, mobilidade e conforto para você e sua família morarem. Nessa hora conte com a Boncristiano Negócios Imobiliários.